As próximas páginas são o resumo de uma história verdadeira. É como muitas histórias boas que você já ouviu ou leu, mas quanto mais você ler, mais você perceberá que não é como as outras histórias - é A história. Ela define todos nós. Ela nos faz pensar sobre quem somos e quem podemos nos tornar. E então...

Deus

A história começa com Deus, que sempre foi. Ele sempre existiu e sempre existiu exatamente do mesmo modo que Ele é hoje. Se parece confuso é porque Ele está além daquilo que qualquer um possa compreender por completo.

Gênesis 1:1 Salmo 90:2

criação

No princípio, Deus falou e tudo se formou. Pelo seu comando, o universo todo foi criado e se encheu com uma exibição dramática de galáxias, estrelas e planetas – incluindo a Terra, onde existia um perfeito jardim paradisíaco chamado Éden. De toda beleza que Ele criou, a sua obra-prima foi o homem e a mulher. Deus criou Adão e Eva à sua imagem para refleti-lo. Eles foram criados com o grande propósito de adorá-lo através de seu amor e serviço para Ele e de um relacionamento com Ele.

Harmonia

Pelo Projeto de Deus, toda a criação vivia em harmonia e era exatamente da forma que deveria ser. Nesse tempo, não havia dor, sofrimento, doença e morte. Havia amor completo, aceitação e intimidade entre Deus e o homem, entre Adão e Eva e em toda a criação. Mas algo trágico aconteceu...

Desobediência

Adão e Eva estavam longe de ser iguais a Deus, mesmo assim Ele com muito amor os colocou como responsáveis por tudo que Ele criou no Éden. Ele lhes deu a liberdade de tomarem decisões e governarem sobre a terra, mas havia uma regra: não comer o fruto de uma árvore específica. Um dia, o inimigo de Deus, um anjo caído chamado Satanás, queria derrubar Deus. Ele, então, tomou a forma de uma serpente e mentiu para Adão e Eva. Ele os enganou fazendo-os pensar que Deus não era bom e não tinha os melhores planos para a vida deles. Como resultado, eles desobedeceram a Deus conscientemente. Em rebeldia, Adão e Eva comeram o fruto, decidindo que eles, e não Deus, ditariam o que era certo ou errado.

Consequência

As consequências de suas ações foram devastadoras! Como um vírus, o pecado entrou em toda criação e nos corações de Adão e Eva. Pecado, sofrimento e dor foram passados de geração em geração; o projeto original de toda criação foi distorcido. Todos ouvimos ou lemos sobre as histórias de guerra, pobreza, doença, ganância e escândalos que assolam nosso mundo hoje. Tudo isso é fruto do pecado.

Romanos 3:10 Romanos 3:19

Necessidade

Quando pensamos sobre a perfeição e amor que existiram desde o início da criação, percebemos que ‘somos muito mais falhos e muito mais pecadores do que ousamos imaginar”. Basta pensar nos rancores que guardamos, nas mentiras que contamos, os pensamentos que jamais ousaríamos mencionar para alguém. Uma olhadela nos nossos corações revela a verdade: Somos culpados. Todos pecaram, e a consequência principal, pior que morte física, é a eterna separação de um Deus amoroso, numa terrível angústia e infelicidade. Devido a tudo isso, precisamos considerar algumas perguntas: Será que algo pode ser feito? Existe alguma esperança?

Promessa feita

Deus tirou Adão e Eva do Éden como consequência de seu pecado, mas fez uma promessa de resgate e esperança; Ele prometeu-lhes que um de seus descendentes um dia resgataria a humanidade de seu pecado. Ao longo dos séculos, Deus preparou o caminho para essa pessoa que se tornaria o Salvador do mundo. Detalhes exatos de Seu nascimento, vida e morte foram relatados na bíblia muitos séculos antes de Sua vinda. Na verdade, a bíblia em última análise aponta para essa pessoa como o ponto focal de toda história humana. Seu propósito em vir era ‘buscar e salvar o que estava perdido" (Lucas 19.10). Então, quem era ele?

Promessa Cumprida

O Salvador prometido, simplesmente, era Deus. Deus se tornou humano na pessoa de Jesus Cristo quase 2000 anos atrás, cumprindo todas as previsões do Antigo Testamento. O nascimento de Jesus foi miraculoso, pois sua mãe era uma virgem. Sua vida foi singular: Ele perfeitamente desfrutou do relacionamento com Deus e obedeceu-O sem pecar. Isso o levou a uma morte agonizante numa cruz, pois voluntariamente, obedientemente e suficientemente morreu para pagar pelos pecados da humanidade de acordo com o plano de Deus. Na maior exibição de misericórdia e graça que o mundo já conheceu, a vida e morte de Jesus se tornaram um substituto para todos os que depositam sua confiança nele. O inocente perfeito morreu para resgatar o culpado sem esperança das garras do pecado e de Satanás.

Mas, o sepulcro não pode segurar Jesus. Três dias depois, Jesus emergiu do seu túmulo, cumprindo Sua missão terrestre de vencer o pecado ao morrer numa cruz e de vencer a morte ao ressuscitar dentre os mortos – exatamente como Deus prometeu. Quarenta dias depois, Ele ascendeu ao Céu onde Ele reina como o Rei legítimo.

Mas, a história não termina aqui...

1 Pedro 3:18 Gálatas 1:4

Todas as coisas serão novas

Para aqueles que confiam apenas em Jesus, Deus também prometeu que fará novas todas as coisas. O novo céu e a nova terra serão completamente livres de pecado e egoísmo – um lugar de perfeita amizade com Deus, o próximo e toda a criação. Os terremotos esmagadores, os tsunamis devastadores e as tempestades destruidoras não mais assolarão a terra. Não haverá mais dor, corações partidos, doenças ou morte para nos atormentar.

Tudo será restaurado de acordo com o projeto inicial. A nova terra será novamente o lar perfeito que Deus fez para sua criação. Os propósitos originais de Deus florescerão, à medida que aqueles que confiam em Seu resgate aderirem ao grande propósito de adorá-lo através do amor e serviço a Ele e de um relacionamento com Ele para todo sempre.

Apocalipse 21:4

Para sempre com Deus

A parte mais maravilhosa desse novo mundo é que estaremos para sempre com Deus, experimentando alegria completa. Seremos restaurados para um relacionamento perfeito com Aquele que nos criou, amou e morreu por nós. C.S. Lewis, estudioso e autor de literatura infantil, comparou o primeiro passo no novo mundo como um "Capítulo Um da Grande História que ninguém no mundo jamais leu: ela dura para sempre, e o próximo capítulo é melhor do que o anterior."

Qual é a sua parte na história?

Deus está escrevendo uma história incrível desde a criação até a restauração. Ele criou você para ser parte dessa história prestando adoração e serviço a Ele, além de desfrutar de um relacionamento com Ele. Ao se unir a Deus nessa história, você encontrará perdão, propósito e satisfação ao conhecer o Autor da vida.

Resgate somente pela fé

Fé é simples confiança tão somente em Jesus Cristo para salvação. Isso significa que ao invés de acreditar que você pode se resgatar das consequências do pecado, você transfere sua confiança para o resgate que Ele comprou para você através da Sua morte. Sua fidelidade agora é para Jesus, o Rei. Aqueles que depositam sua confiança em outra fonte que não Jesus estarão separados eternamente do Deus amoroso que entregou Seu Filho unigênito para nos libertar da escravidão do pecado. Essa separação dolorosa é chamada de Inferno.

Efésios 2:8–9

resposta

Deus está convidando você para ser parte da história que Ele está escrevendo ao longo dos anos. Ele está oferecendo salvação para você hoje, que é o convite para o resgate que Deus oferece. Você pode se entregar ao resgate de Deus, simplesmente:

  • Admitir a sua necessidade de Deus
  • Pedir-Lhe que o perdoe
  • Só a confiança em Jesus pode resgatá-lo
  • Seguir Jesus Cristo, o Rei da sua vida, na fé, de hoje em diante

No momento em que você se entrega a Jesus Cristo, você se torna um FILHO de Deus e o Espírito dEle passa a habitar em você. Você se tornou parte da história dEle. Quanto mais você crescer em seu relacionamento com Deus, mais da história dEle você começará a ver e entender em sua vida. Todo seu pecado, passado e futuro, está perdoado, e você agora é completamente aceito diante dEle. Quando você entra nesse relacionamento, Jesus promete estar com você nos altos e baixos, nas alegrias e dificuldades da vida. Ele ama você com um amor eterno e imutável. E não somente Ele prometeu vida eterna, como também veio para que você possa experimentar propósito, realização e liberdade nessa vida.

João 6:47

TheStoryFilm.com